domingo, 30 de outubro de 2011

Projeto

Título
As tecnologias contemporâneas nas aulas de arte
1. Apresentação
O tema que pretendo trabalhar no meu projeto é a utilização das tecnologias contemporâneas dentro do ensino de artes. Não somente como suporte nas criações artísticas, mas também como uma forma de tornar a educação artística atrativa aos alunos.
2. A minha motivação para esse trabalho e a necessidade de pesquisar sobre o uso das novas tecnologias dentro do ambiente escolar como uma forma de tornar a aprendizagem de arte mais atrativa aos alunos do ensino médio.
3. Quero focar a pesquisa em estratégias de aprendizagem através das novas tecnologias, para assim dar outra visão à aula de artes. Para que os alunos possam perceber o quanto é importante as tecnologias contemporâneas e as possibilidades de se trabalhar com a arte.
4. O publico alvo do meu projeto são os alunos do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Francisco Álvares, são duas turmas.
5. Vão ser aulas práticas em que o aprendizado será construído ao longo das necessidades de cada aluno. Iremos fotografar aos trabalhos que foram produzidos pelos próprios alunos no primeiro semestre deste ano nas aulas da professora de artes Nair dos Santos. Foi feito releituras de obras dos artistas Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Tao Sigulda. Depois utilizar as fotos dos trabalhos, salvar em uma pasta no computador. Em seguida trabalhar em cima destes trabalhos fazendo alterações e mudanças na estrutura, finalizarem as obras no computador, trabalhando com o programa Gimp. Discussões em torno do tutorial do programa funcionalidades do programa Gimp, conhecimento que os alunos já têm sobre o programa. E assim a parte prática de explorar e conhecer as funções do programa.
6. Materiais necessários para a atividade:
- Maquina fotográfica digital.
- Computadores (laboratório de informática)
- Instalação do programa
7. Referências:
LÉVY, Pierre (1993). As Tecnologias da Inteligência: O Futuro do Pensamento na Era da Informática. Rio de Janeiro: Editora 34, Tradução de Carlos Irineu da Costa.

Lévy, Pierre (1999). Cibercultura.Rio de Janeiro: Editora 34, Tradução de Carlos Irineu da Costa.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos, BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário